ACERVO DE REALIZAÇÕES

SETOR DE OPERADORES OFFSHORE DE HELICÓPTEROS

BRAZILIAN HELICOPTERS SERVICES (BHS)

MODELO DE GESTÃO

O MODELO DE GESTÃO inovador que foi desenvolvido e implantado no BHS, baseava-se na utilização da metodologia de CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC COSTING), pela qual todas as RECEITAS, bem como todos os CUSTOS e DESPESAS que pudessem ser legitimamente atribuídos a cada HELICÓPTERO, fossem apontados sem a utilização de rateios. 

O apontamento das RECEITAS era realizado a partir dos contratos por helicóptero firmados com a PETROBRÁS, bem como pelos preços praticados em cada missão individual junto à demais operadoras de Óleo&Gás e demais Clientes de Taxi Aéreo.

O apontamento dos CUSTOS era realizado a partir da transformação das diferentes áreas internas em FORNECEDORES DE SERVIÇOS, para os quais foram definidas estruturas de apontamento direto, sendo esses preços gerenciais comparados e controlados em relação à ocorrência  de desvios significativos em relação à  PADRÕES DE PRODUTIVIDADE previamente estabelecidos e pactuados entre os diferentes FORNECEDORES e CLIENTES INTERNOS. Os valores para os quais não fosse possível definir um critério objetivo de apontamento direto, sem rateios, passaram a ser considerados como diferentes níveis de OVERHEAD, tais como os referentes à impostos indiretos, gerências e direção executiva.

A visibilidade empresarial dos CUSTOS E DESPESAS diretamente apontados desse modo, identificou claramente oportunidades de prestação de SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E DE HANGARAGEM PARA TERCEIROS, tal como descrito em outro local dessas informações.

A estrutura de INFORMAÇÕES GERENCIAIS assim estabelecida pode ser claramente visualizada pelo diagrama apresentado abaixo, que destaca o papel da GESTÃO SUPERIOR como o de um REALOCADORA EFICAZ DE RECURSOS, destacando a constituição de um FUNDO DE LIQUIDEZ (LIQUIDITY RESERVES), onde foram aplicados tanto os recursos originados da monetização do FIDIC firmado com o Banco Modal, estabilizando tanto o Fluxo de Caixa, bem como em muito melhorando os ÍNDICES DE LIQUIDEZ. Neste fundo também seriam alocados os recursos que seriam originados da indenização de 6,5 milhões de Euros, tal logo fossem os mesmos recebidos da EUROCOPTER.

ESTRUTURA DE INDICADORES-CHAVE DE DESEMPENHO E SALA DE SITUAÇÃO

O desempenho obtido pela empresa utilizando esse MODELO DE GESTÃO passou a ser monitorado através de uma estrutura de INDICADORES-CHAVE DE DESEMPENHO (KPIs) e seus desdobramentos em INDICADORES DE DESEMPENHO. tal como abaixo ilustrado abaixo: 

O monitoramento desse conjunto de INDICADORES DE DESEMPENHO, bem como de todas as demais informações gerencialmente relevantes, incluindo o monitoramento on line do posicionamento de cada aeronave em voo ou pousada, passou a ser realizada através de diferentes PAINÉIS DE CONTROLE (DASHBOARDSimplementados através de telões eletrônicos tal como ilustrado abaixo:

A esse respeito é importante ressaltar que conseguimos ser considerados como a referência da PETROBRÁS (benchmark) em termos de eficácia de gestão, de qualidade dos serviços e de manutenção, com isso nos tornado efetivamente na NÚMERO 1 DENTRE AS OPERADORAS DE HELICÓPTEROS, isso no decorrer do período em que exerci a sua GESTÃO CONTRATADA.

Destaca-se no cabeçalho deste jornal interno, o ideograma japonês ITIBAN que significa “O NÚMERO 1que foi utilizado intensivamente no programa de conscientização e motivação que envolveu todos os Colaboradores da empresa, onde era intensivamente mencionado que “Se ainda não somos o número 1 dentre as operadoras de helicópteros, somente o seremos se praticarmos uma postura de número 1 em nosso dia a dia!”

DIVULGAÇÃO E TREINAMENTO REFERENTE AO MODELO DE GESTÃO

Para a implantação do novo MODELO DE GESTÃO foi realizado um amplo processo de divulgação e treinamento envolvendo toda a empresa, tendo o CEO coordenado e participado dele pessoalmente, tal como ilustrado na primeira edição do Jornal Interno denominado BHS Itiban, que passou a ser publicado mensalmente.

Menciono também que no verso desse jornal interno existia uma seção destacável, denominada de ‘“FALE COM O PRESIDENTE”, através da qual qualquer Colaborador podia endereçar uma mensagem, reclamação ou sugestão diretamente para mim, como CEO. Através deste canal recebi muitas informações e contribuições  altamente relevantes! 

ASSINATURA CORPORATIVA 2

Voltar para o menu de links internos da página da BHS.