ACERVO DE REALIZAÇÕES

SETOR DE OPERADORES OFFSHORE DE HELICÓPTEROS

EMPRESA CLIENTE: BRAZILIAN HELICOPTER SERVICES

PROJETO REALIZADO: gestão contratada para a condução DE UM PROCESSO DE RECUPERAÇÃO ACELERADA (TURNAROUND)

ESCOPO DO PROJETO

Esse é um PROJETO REFERENCIAL, pois ilustra de modo amplo a total transformação que fizemos na BHS, empresa operadora de helicópteros médios e pesados para o offshore da Petrobrás, no decorrer de um período de GESTÃO CONTRATADA (INTERIM MANAGEMENT) com duração de 3 anos e 2 meses, e que se encontrava na iminência de ser descredenciada pelo então seu único cliente, devido a ter sofrido dois acidentes com mortes no reduzido intervalo de 11 meses, transformação essa evidenciada por:

  • passar a ser considerada como referência da Petrobrás (benchmark) em termos de qualidade de gestão, de serviços e de segurança de voo;
  • ter sido nesse meio tempo certificada por várias entidade de grande renome, tais como:
    • (Dun&Bradsteet – Certificadora Internacional de Risco que atribuiu à BHS o Ranking GOOD e o Nível de Risco LOW;
    • DQS GmbH – certificadora aeronáutica alemã, que concedeu à BHS a certificação da Série ISO 9001:2000, sem nenhuma não conformidade;
    • WYVERN CONSULTING – certificadora aeronáutica internacional localizada no Reino Unido, que atestou a alta qualidade e segurança dos serviços prestados pela BHS em suas operações com helicópteros e que foi determinante para o recebimento de um prêmio internacional de segurança de voo; 
    • HELICOPTER ASSOCIATION INTERNATIONAL (HAI) – entidade sediada nos EUA e que congrega todo o “mundo dos helicópteros”, que outorgou à BHS o PLATINUM SAFETY AWARD, prêmio que é concedido bianualmente à empresa que mais tenha se destacado em Segurança de Voo – única operadora brasileira a receber essa honraria até o encerramento do período de Gestão Contratada.

Acesse essas certificações e premiações clicando sobre os logos das instituições que os concederam:

Contexto Existente Quando Da Contratação

A minha contratação como Presidente Executivo da BHS teve como objetivo conduzir um processo de Recuperação Acelerada (Turnaround), diante da grave crise enfrentada pela empresa. No período imediatamente anterior, a BHS – prestadora de serviços de transporte de passageiros, cargas e aeromédicos para a Petrobrás na Bacia de Campos – havia registrado dois acidentes fatais em apenas 11 meses, o que comprometeu a sua sustentabilidade operacional e a confiança de seu então único cliente.

Diagnóstico Inicial

Contratado por dois conselheiros (advogados), realizei uma diagnose abrangente realizando entrevistas com acionistas, conselheiros, diretores, gerentes, pilotos e mecânicos (Sede SP, Bases Macaé e Farol de São Tomé).
Principais achados críticos:

  1.  Presidência exercida por herdeira sem experiência de gestão, filha do acionista controlador.
  2. Acionistas e dirigentes ausentes das operações, restritos a São Paulo, delegando integralmente a gestão operacional a um Diretor de Operações – piloto sem experiência gerencial, de postura truculenta.

  3. Cultura de pressão indevida sobre pilotos, inclusive com insultos por abortar voos diante de falhas críticas.

  4. Risco extremo ignorado: priorização de horas voadas remuneradas (sobre as quais o diretor era comissionado) em detrimento da segurança de voo.

  5. Fraudes contratuais contra a Petrobrás: manipulação da remuneração variável dos pilotos, inflando horas voadas para cooptar apoio interno.

  6. O ponto crítico desse diagnóstico foi uma reunião na sede da Petrobrás, na Bacia de Campos, onde sua Diretoria deixou claro que não toleraria a continuidade do estado de coisas vigente na BHS, que, se não revertido, conduziria inevitavelmente a um terceiro acidente. Esses fatores confirmaram as suspeitas da Petrobrás, de que um novo acidente era iminente.

Ações Estratégicas Imediatas

  • Estrutura de comando enxuta: extingui a Diretoria de Operações e assumi diretamente Operações, Manutenção, Segurança de Voo, Suprimentos, Finanças e Gestão de Pessoas.
  • Fôlego financeiro: com dois helicópteros em Macaé canibalizados (em leasing), estruturei um FIDC (Banco Modal) para antecipar uma parte de US$ 170 milhões de recebíveis Petrobras.
  • Frota 100% Operacional: com uma parcela desses recursos viabilizei a realização de programa de recuperação e disponibilidade integral das aeronaves.
  • Fundo de Liquidez: com o restante desses recursos criei um fundo gerencial que possibilitou a estabilização das disponibilidades de Caixa que eram mantidas aplicadas em ativos financeiro de liquidez imediata, com consequente melhoria substancial dos Índices de Liquidez de Curto Prazo.
  • Formação de um Quadrilátero-Chave de Gestão (estrutura muito estável) constituída por:

    • Presidente Executivo – muito experiente na condução de processos de Recuperação Acelerada (Turnaround)
    • Gerente de Manutenção e Suprimentos  (engenheiro aeronáutico, referência nacional em manutenção de helicópteros – ex DAC/ANAC)

    • Oficial de Segurança de Voo (ex-TAM) — forte cultura israelense em cultura de segurança de voo e disciplina em cabine de comando (CRM)

    • Piloto-chefe promovido por sua capacidade natural de liderança sobre os demais pilotos por forte disciplina operacional.

Principais Resultados (3 anos e 2 meses de gestão)

Durante meu mandato, foram alcançados resultados altamente transformadores, tais como:

  • Plano de Turnaround apresentado à Petrobras com seus 12 objetivos estratégicos 100% atingidos (governança, pessoas, processos, imagem, segurança, tecnologia e finanças).

  • Qualidade & Risco & Compliance:
    • DUN&BRANDSTREET – Risco & Rating: D&B – Risco LOW (95/100) e Ranking GOOD.
    • DQS ( Certificadora Aeronáutica alemã) – ISO 9001:2000 sem nenhuma não conformidade.
    • WYVERN CONSULTING (Certificadora Internacional de segurança do Voo)sem nenhuma não conformidade
  • Prêmio Internacional de Segurança de Voo 
    • Helicopter Association International  (HAI) – Platinum Safety Award – Prêmio Internacional concedido bianualmente para as operadoras de helicópteros que mais se destacaram em segurança de voo. 
  • Desempenho & Gestão:

    • Modelo de Gestão por Margem de Contribuição (ABC Costing) — cada aeronave como Centro de Resultado que voa.

    • Sala de Situação com KPIs, georreferenciamento e telemetria.

  • Tecnologia & Frota: incorporação de 2 Sikorsky S-76C++ e recuperação integral da frota.
  • Tecnologia de Manutenção preditiva: 100% de disponibilidade da frota, única operadora com esse padrão.
  • Infraestrutura: reforma integral da Base Macaé;
  • Comunicação & Branding
    • folder corporativo com projeto gráfico premiado.
    • padronização visual de aeronaves e viaturas derivada do mesmo projeto gráfico;
    • criação de jornal interno, incluindo canal de “Fale com o Presidente”.
  • Financiamento internacional: obtenção de leasing operacional de 2 Sikorskys S-76C++ (US$ 34 mihões) viabilizado por banco de investimentos nos EUA.
  • Contratação de Joint Venture com a Canadian Helicopter Corporation (CHC) elevando a disponibilidade de frota com 34 aeronaves.
  • Diversificação concêntrica visando a constituição do Grupo Empresarial BHS:
    • BHS Maintenance Helicopter Services – projeto de empresa para manutenção de helicópteros para terceiros – start up realizado
    • BHS Custom Supply Parts for Helicopters – projeto em andamento, na ocasião.
    • BHS Hangar for Helicopters  – projeto em andamento na ocasião
    • BHS Stretcher Ultra – maca autosuficiente em energia e equipada com todos os equipamentos de uma UTI, para ser instalada em diferentes modelos de helicópteros – protótipo em processo de homologação pela ANAC
    • BHS Advanced Center for Helicopter’s Pilots Training With Flight Simulators – projeto para aquisição das antigas instalações do antigo Centro de Treinamento de Operações Aéreas da VARIG (VARIG Flight Training Center) – tratativas para essa aquisição em andamento na ocasião do término dos serviços consultivos. 
    • BHS international Helicopter Service Center – projeto para a implantação de um centro integrado (do tipo “one stop shop“) para a disponibilização de todos os serviços relacionados com helicópteros em um único local.
  • Resultado societário: venda estratégica à CHC, com pleno reconhecimento e bônus.  
  • Encerramento da Gestão contratada

    • Gestão Contratada concluída com êxito: a proposta de aquisição pela CHC foi aceita pelos acionistas — turnaround foi encerrado com pleno reconhecimento de sua eficácia e concessão de bônus de sucesso substancial. 

IMAGENS ILUSTRATIVAS DE EVENTOS SIGNIFICATIVOS

Clicando sobre os links no menu apresentado abaixo você poderá ter acesso às realizações alcançadas no decorrer do período de GESTÃO CONTRATADA:

estrutura do conteúdo do projeto

 PART I – BRIEF CORPORATE PROFILE

  1. THE COMPANY
  2. BHS PERMANENT 12 STRATEGIC OBJECTIVES
  3. A MANAGERIAL VIEW OF A HELICOPTER OPERATION
  4. BHS’ MANAGERIAL MODEL
  5. BHS ORGANIZATION CHART
  6. CERTIFICATE ISO 9001: 2000
  7. ASSESSMENT BY DUN&BRADSTREET
  8. SAFETY AUDITING BY WYVERN CONSULTING
  9. PLATINUM SAFETY AWARD GRANTED FROM HELICOPTER INTERNATIONAL ASSOCIATION (HAI)
  10. BHS’ SIKORSKY S76 HELICOPTER FLEET
  11. BHS’ EUROCOPTER AS332 L2 SUPER PUMA FLEET
  12. EMERGENCY MEDICAL SERVICES FOR PETROBRAS (EMS)
  13. BHS’ OPERATING STATIONS 
  14. CLIENT PETROBRAS
    • GEOGRAPHIC LOCATION OF OFFSHORE OPERATIONS FOR PETROBRAS ON THE THE CAMPOS BASIN
    • SIZE OF TRANSPORTATION EQUIPMENTS – SHIPS, TUG BOATS AND HELICOPTERS
    • AIR SPACE CONFIGURATION ON THE CAMPOS BASIN
    • SOME OF THE PRODUCTIONS UNITS (RIGS)
    • OIL PRODUCTION EVOLUTION
    • SIZE OF HELICOPTER OPERATIONS
    • MAIN CHANGES ON THE PETROBRAS HELICOPTER SERVICES ENVIRONMENT
    • SHORT TERM BUSINESS OPPORTUNITIES WITH PETROBRAS

 PART II – BHS BUSINESS PLAN EXECUTIVE SUMMARY

  1. MAIN CHANGES ON PETROBRAS’ HELICOPTER SERVICES ENVIRONMENT
  2. SHORT TERM BUSINESS OPPORTUNITIES WITH PETROBRAS
  3. FINANCIAL STATEMENTS
    • AUDITED PROFIT & LOSS
    • AUDITED BALANCE SHEET
  4. BHS’ STRATEGIC PROJECTS
    • OPTIMIZATION OF BACKLOG MANAGEMENT
    • MARKET CAPTURE FOR LIGHT HELICOPTERS
    • MARKET CAPTURE FOR MEDIUM WEIGHT HELICOPTERS
    • MARKET CAPTURE FOR HEAVY HELICOPTERS
    • MARKET CONSOLIDATION FOR HEAVY HELICOPTERS
    • MERGERS &ACQUISITIONS
    • BUILDING A NEW OPERATING HANGAR IN MACAÉ
    • BUILDING A HANGAR IN SÃO PAULO – AT CAMPO DE MARTE
    • CONCENTRIC DIVERSIFICATION
      • HELICOPTER MAINTENANCE COMPANY
      • SPARE PARTS PROCUREMENT COMPANY IN USA
      • MED FLY – MEDICAL TRANSPORTATION BY HELICOPTERS COMPANY
      • ULTRA INTENSIVE STRETCHER COMPANY
      • FLIGHT SIMULATOR TRAINING FOR HELICOPTERS COMPANY
      • SERVICE CENTER FOR HELICOPTERS COMPANY
      • FIXED WING REGIONAL OPERATOR COMPANY
Nota do Consultor
As experiências e aprendizados acumulados neste projeto foram fundamentais para a concepção do Corporate Mindset Program, uma trilha educacional avançada desenvolvida pela Luiz Paiva Consultoria para disseminar, em formato didático e aplicado, os princípios e práticas que se mostraram mais eficazes em contextos empresariais complexos.
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➜ Depois, continue explorando os cases deste setor.
ASSINATURA CORPORATIVA 2

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