ACERVO DE REALIZAÇÕES

SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA

NORTE ENERGIA (BELO MONTE)

CONTEXTO DO PROJETO CONSULTIVO

Tudo começou com um telefonema de um ex-Diretor Financeiro e de Relações com o Mercado da CEMIG, que me conhecia bem após ter participado intensamente dos dois ciclos de Planejamento Estratégico que conduzi naquela companhia. Ele havia assumido a Diretoria Administrativa e Financeira da Norte Energia, responsável pelo Complexo Hidrelétrico de Belo Monte, e me convidava a assessorá-lo novamente.

Inicialmente, manifestei surpresa: o projeto de Belo Monte era alvo de críticas globais, pois fora concebido sob o regime de fio d’água, sem reservatório de grande porte, algo inédito para um rio da magnitude do Xingu, o maior afluente do Amazonas.

Desafios da Nova Gestão

Meu interlocutor explicou que aceitara o cargo com a missão de sanear a administração da Norte Energia, profundamente abalada pelos desmandos anteriores investigados na Operação Lava Jato.

Reunimo-nos no Aeroporto Santos Dumont, onde sintetizei em uma única página de caderno — hoje emoldurada em meu escritório — a mais rápida e precisa diagnose empresarial que realizei em toda a minha carreira. O contrato de consultoria foi assinado com urgência, atribuindo-me honorários equivalentes aos de um diretor da empresa.

Convites Paralelos e Início Imediato

Poucos dias depois, recebi um segundo convite, também de um ex-diretor da CEMIG que havia participado dos meus ciclos de Planejamento Estratégico. Sem saber do convite anterior, reforçou a confiança em meu trabalho.

Iniciei as atividades na Norte Energia num contexto delicado: não houve handover da antiga gestão, então imersa nas consequências da Lava Jato. Fui bem recebido pelo Presidente da companhia, ex-CEO da LIGHT, que já me conhecia de minha atuação junto à Électricité de France Consulting, ocasião em que desaconselhei fortemente a sua  aquisição, que, ao ser concretizada, revelou-se desastrosa.

Diagnóstico Estratégico

Meu primeiro passo foi realizar um abrangente Ciclo de Entrevistas com executivos e gestores. O resultado foi a identificação de 12 Questões Estratégicas-Chave (KSIs) — número surpreendentemente alto.

Submeti esse material ao Conselho de Administração e à Diretoria Executiva. Após intensos debates, as questões foram aprimoradas e aprovadas, com alteração do termo para Questões Estratégicas-Críticas (CSIs), pela sua gravidade e relevância:

  • Aspectos societários

  • Aspectos regulatórios

  • Aspectos socioambientais

  • Conclusão das obras civis das usinas de Belo Monte e Pimental

  • Substituição de contratantes para montagem das turbinas

  • Segurança física das instalações

  • Obtenção de recursos financeiros para conclusão da usina

  • Sistema de linhas de transmissão

  • Sistema de suprimentos

  • Suporte de TI e informações gerenciais – Sala de Situação

  • Gestão estratégica de pessoas

  • Universidade Corporativa

A admissão simultânea de 12 crises empresariais era algo sem precedentes em minha experiência.

Estruturação e Execução

Foram criadas 12 equipes multidisciplinares, cada uma responsável por equacionar uma das Questões Estratégicas-Críticas. Coube a mim coordenar e orientar os trabalhos, trazendo referências conceituais e aprendizados prévios com a CEMIG e a CESP.

Adotamos intensivamente um Sistema Informatizado de Gestão de Projetos, o que se mostrou decisivo: quando a pandemia da COVID-19 exigiu o trabalho remoto, as equipes já estavam totalmente adaptadas à colaboração digital.

A GRANDE VOLTA DO RIO XINGÚ ANTES E DEPOIS DAS USINAS DE BELO MONTE E PIMENTAL

USINA DE BELO MONTE EM CONSTRUÇÃO

USINA DE BELO MONTE EM OPERAÇÃO

LINHAS DE TRANSMISSÃO DO COMPLEXO HIDRELÉRICO

Resultados e Impacto

Graças ao ritmo e eficácia alcançados, o Complexo Hidrelétrico de Belo Monte foi inaugurado com dois meses de antecedência ao prazo estabelecido, em cerimônia conduzida pelo então Presidente da República.

Após a conclusão de meus serviços consultivos, fui surpreendido por um telefonema do Diretor Administrativo-Financeiro. Ele me informou que havia sido contratada uma empresa especializada para avaliar a satisfação com meus trabalhos. O resultado foi expressivo:

  • 95,03% de respostas em “concordo plenamente”,

  • 4,87% em “concordo”,

  • apenas 0,11% em “discordo”.

Esse levantamento originou o Atestado de Eficácia de Serviços Consultivos cuja íntegra pode ser lida acessando esse link: Ver íntegra do Atestado de Eficácia Dos Serviços Consultivos

Nota do Consultor
As experiências e aprendizados acumulados nos projetos deste setor foram fundamentais para a concepção do Corporate Mindset Program, uma trilha educacional avançada desenvolvida pela Luiz Paiva Consultoria para disseminar, em formato didático e aplicado, os princípios e práticas que se mostraram mais eficazes em contextos empresariais complexos.
O link do Corporate abrirá em uma nova aba; para retornar, basta fechá-la.
➜ Depois, continue explorando os cases deste setor.

Este conteúdo é relevante para sua organização? Vamos conversar.

O WhatsApp abre com o título e o link desta página preenchidos automaticamente.

O WhatsApp abrirá em uma nova aba; para retornar, basta fechá-la.
ASSINATURA CORPORATIVA 2