Realização de Processo de Planejamento Estratégico emergencial para a empresa, no momento da entrada massiva de produtos chineses, tendo obtido junto ao Governo Federal a mais longeva proteção anti-dumping do Brasil. O Plano de Negócio assim resultante foi encaminhado à Matriz em Nurenberg na Alemanha, onde conheci o CEO Global do Grupo do Grupo. Em prosseguimento, assessorei no decorrer de 7 anos sucessivos às 4 famílias que possuíam 40% das ações da FABER CASTEEL BRASIL, realizando análises mensais dos seus resultados.
O principal problema da empresa era uma forte concentração de suas vendas em alguns poucos produtos, em especial da categoria LÁPIS, apesar de possuir um portfólio de mais de 300 itens.
No decorrer dessas análises adquiri um amplo conhecimento da indústria de produtos escolares, que se caracterizam por uma muito acentuada sazonalidade, que tem o seu pico de vendas no decorrer do período denominado denominado de VOLTA ÀS AULAS, fazendo com que a empresa opere durante 10 meses gerando prejuízos operacionais, que são recuperados no decorrer de apenas 2 meses, quando ocorrem cerca de 80% de suas vendas anuais.
Com essa situação existe a necessidade da obtenção de uma quantidade massiva de CAPITAL DE GIRO, tornando a empresa muito vulnerável à eventuais crises de escassez de crédito.
Para resolver essa questão, de importância vital, desenhei uma arquitetura financeira pela qual a empresa ficava simultaneamente tomada e aplicada em operações financeiras de curto prazo, sendo o spread desfavorável considerado como o custo de um hedging estratégico. Essa sistemática literalmente evitou por duas vezes o colapso do processo produtivo da empresa no decorrer do período em que estive assessorando seus Acionistas Minoritários de sua operação no Brasil.
Este conteúdo é relevante para sua organização? Vamos conversar.
O WhatsApp abre com o título e o link desta página preenchidos automaticamente.