Mundo Empresarial

Compartilhar:

NOSSA FILOSOFIA DE ATUAÇÃO CONSULTIVA PARTICIPATIVA

As pessoas em geral quando se sentem doentes consideram normal procurarem um médico, da mesma forma que também consideram normal procurarem um advogado, quando enfrentam problemas jurídicos, não reconhecendo qualquer demérito ao fazerem isso, pois sabem que não estão preparadas para lidar competentemente com essas importantes questões.

O que pode ocorrer é que demorem muito para tomar essas iniciativas, com isso agravando tanto a situação de saúde como a situação legal que estejam enfrentando!

O mesmo porém não ocorre quando se trata de buscar um assessoramento consultivo em gestão empresarial e/ou governança corporativa, pois nesse terreno enfrentam fortes barreiras psicológicas, na medida em que consideram equivocadamente que essa iniciativa representaria uma demonstração tácita de que não estariam suficientemente capacitados para exercer plenamente os cargos que estejam ocupando!

Essas barreiras analogamente podem fazer com que demorem muito para tomar essa inciativa, com isso podendo agravar a situação que a organização esteja enfrentando, podendo até mesmo torná-la insolúvel, tal como ocorre frequentemente com aquelas que buscam em desespero e de modo crescente se socorrerem de uma RECUPERAÇÃO JUDICIAL, da qual possuem reduzida chance de sobreviver (apenas cerca de 23% dos casos)!

Atuando há mais de 35 anos como executivo, consultor e professor, já tendo interagido com mais de 50 empresas e instituições de diferentes portes e atuando nos mais diferentes setores da economia (que , se encontram relacionadas ao final desta mensagem),creio que existam basicamente TRÊS SITUAÇÕES em que buscar um ASSESSORAMENTO CONSULTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL E/OU GOVERNANÇA CORPORATIVA constitui uma opção necessária e eficaz para o dirigente de uma organização.

A PRIMEIRA SITUAÇÃO decorre do fato de que ocupar uma posição de ACIONISTA CONTROLADOR ou de PRINCIPAL EXECUTIVO (CEO) pode se tornar uma atividade muito solitária, tal como mencionado em um famoso artigo publicado na prestigiosa Harvard Business Review de título: The President is Alone“.

Essa “solidão” ocorre em momentos em que o organização de seu interesse esteja passando por um momento particularmente crítico, muitas vezes ameaçando a sua própria existência, existindo uma clara visão sobre os fatores que estejam contribuindo para essa situação, fazendo com que o seu dirigente máximo se sinta inseguro para compartilhar essas suas “dores corporativas” até mesmo com seus colaboradores mais próximos, temendo que esses possam perder a esperança de que dias melhores virão a ocorrer sob a sua liderança.

Nessas situações tenho atuado como um ouvinte atento e isento, com quem o dirigente se sinta confortável para “desabafar“.

Para isso ofereço um serviço gratuito, que denomino de “PRONTO SOCORRO EMPRESARIAL”, em que me disponho essencialmente a ouvir o que um ACIONISTA CONTROLADOR, PRINCIPAL EXECUTIVO OU DIRIGENTE tenha a dizer sobre a situação crítica que esteja enfrentando, para que possamos trocar ideias, sem qualquer compromisso, a respeito do que poderia ser feito.

Para isso basta que me seja endereçada uma mensagem solicitando uma agenda, para o meu Whatsapp 119965197, que terei satisfação em responder o mais rapidamente possível.

A SEGUNDA SITUAÇÃO se aplica quando existe tanto UM POUCO DA SOLIDÃO DO PRINIPAL DIRIGENTE, como também NÃO EXISTA CLAREZA EM RELAÇÃO A QUAIS SÃO AS QUESTÕRS ESTRATÉGICAS-CHAVE (KSIs) E NEM COMO EQUACIONÁ-LAS, o que é muito comum de ocorrer em grande parte das empresas!

Uma QUESTÃO ESTRATÉGICA CRÍTICA (Key Strategic Issue) é um poderoso conceito de ESTRATÉGIA, que se refere a um conjunto normalmente pequeno e perfeitamente identificável de questões que precisam receber uma concentração de esforços de uma administração superior, devido à sua relevância para os destinos da organização a que se refiram.

A experiência mostra que caso se atue intensamente e de modo estruturado visando o seu equacionamento, a miríade de outras questões que incidem sobre a organização, que podem ser também importantes, porém que não possuem a mesma relevância das que tem importância-chave, essas ações de liderança farão com que essas últimas sejam atraídas “magneticamente” para a direção que esteja sendo imprimida às KSIs, possibilitando que a administração superior não se esfalfe com uma sobrecarga desnecessária de atividades que podem e devem ser delegadas para as suas equipes!

Para essas situações ofereço a realização de um serviço de DIAGNOSE DO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO, através do que busco identificar as mencionadas QUESTÕES ESTRATÉGICAS-CHAVE que estejam presentes em seu contexto de atuação, bem como debater alternativas cogitáveis para o seu equacionamento. Para isso precisaria poder entrevistar tanto o PRINCIPAL DIRIGENTE, como os seus PRINCIPAIS AUXILIARES, em especial aquelas que tenham maior contribuição para oferecer a essa análise.

Por analogia, essas DIAGNOSES EMPRESARIAIS possuem a mesma relevância da que é atribuída, de forma crescente, às CLÍNICAS DIAGNÓSTICAS, que desempenham um papel fundamental para que a patologia que acometa a um PACIENTE DIAGNOSTIFICADO possa ser eficazmente curada, o mesmo ocorrendo exatamente com a ORGANIZAÇÃO DIAGNOSTICADA!

Após a conclusão da referida DIAGNOSE, à critério do contratante, os meus trabalhos podem se encerrar ou então evoluírem para a realização de um PROJETO DE CONSULTORIA DE GESTÃO OU DE GOVERNANÇA CORPORATIVA.

Em situações muito críticas, esses entendimentos poderiam evoluir para o estabelecimento de uma GESTÃO CONTRATADA (INTERIM MANAGEMENT), tal como já fiz por 6 vezes, em contextos empresariais muito distintos, situação em que eu estaria assumindo responsabilidades executivas temporárias para conduzir uma RECUPERAÇÃO ACELERADA (TURNAROUND).

Para isso seriam realizados os entendimentos contratuais necessários.

Se tiver interesse em conhecer mais a respeito de um TURNAROUND entre em contato, pois disponho de um artigo publicado a esses respeito, que posso enviar, destacando também que esse assunto, devido à sua relevância, constitui o objeto de um curso específico de título: “COMO CONDUZIR UM PROCESSO DE RECUPERAÇÃO ACELERADA (TURNAROUND), integrante do meu CORPORATE MINDSET PROGRAM, icomo parte da 3a. ETAPA de sua disponibilização.

Maiores informações a respeito desse programa único no mercado brasileiro de educação continuada a nível de pós-graduação lato sensu, podem ser obtidas no meu blog cujo endereço é: https://luizpaivaconsultoria.com.br/blog/

Na TERCEIRA SITUAÇÃO, o dirigente utiliza a sua sabedoria para buscar obter uma DIAGNOSE DO CONTEXTO ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO DE SEU INTERESSE, não por que ela esteja enfrentando desafios como os mencionados nas duas situações anteriores, mas que ela seja feita por alguém experiente e que está com “todos os seus reloginhos zerados” em relação ao momento que esteja sendo vivenciado por ela.

O MEU MAIS SÁBIO CLIENTE DE CONSULTORIA, controlador e patriarca de um grupo empresarial muito bem sucedido, me ensinou isso, ao me contratar por 3 vezes consecutivas, espacejadas cada uma por 2 anos, para que eu coordenasse a realização de CICLOS CONSECUTIVOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO junto à principal empresa industrial que controlava, uma produtora de grande porte de revestimentos cerâmicos.

Na reunião final de validação dos resultados do 3o. CICLO, ele brilhantemente lembrou, para toda a sua equipe dirigente, quais haviam sido as QUESTÕES ESTRATÉGICAS-CHAVE (KSI) que haviam sido identificadas no decorrer do 1o. CICLO, que envolviam questões básicas, tal como a viabilização da consistência de matérias primas (argilas)de importância fundamental para o processo industrial, a adoção de uma única FORÇA MOTRIZ (um conceito de estratégia) para a sua fábrica, pois havia ocorrido uma dualidade entre as FORÇAS MOTRIZES “CAPABILIDADE DE PRODUÇÃO” e “PRODUTOS OFERECIDOS”, o que havia espiralado os custos industriais, etc.

Em relação aos resultados referentes ao 2o. CICLO ele mencionou que as KSIs então já se referiam a assuntos bem mais avançados, sendo que, ao final do 3o. CICLO, estavam se referindo a questões muito avançadas, tal com a compra à futuro de design junto a estilistas internacionais de renome, objetivando assegurar exclusividade mundial nos produtos integrantes da coleção a que se destinavam, antes de que fossem concebidos, a internacionalização da empresa, a sucessão do principal dirigente, etc!

Em suas palavras, a evolução da natureza e da geração das QUESTÕES ESTRATÉGICAS-CHAVE (KSIs) demonstrava claramente que estavam avançando, pois desenvolvimento significa uma contínua substituição da natureza e da complexidade dos desafios a serem superados! Uma lição de sabedoria de que nunca mais me esqueci!

Em todas as 3 SITUAÇÕES acima mencionadas, sempre estarei utilizando uma atuação CONSULTIVA/PARTICIPATIVA, ou seja: estarei sempre interagindo com os representantes da empresa ou instituição cliente de modo a construirmos juntos as soluções que estaríamos buscando!

Veja em qual desses situações você se encontra e entre em contato comigo para que possamos analisar em conjunto como poderemos unir forças!

Luiz Fernando Paiva

E-mail: contato@luizpaivaconsultoria.com.br

Whatsapp:11996519797

PS: Como no decorrer desses entendimentos precisaremos nos conhecer bem, como base para estabelecermos um relacionamento respeitoso e confiável, apresento abaixo o meu PERFIL PROFISSIONAL SINTÉTICO:

Tal como mencionado ao início, seguem abaixo as empresas e instituições com as quais interagi, como executivo ou como consultor:

Para entrar em contato comigo comigo, utilize os seguintes canais, para que possamos trocar ideias:

E-mail: contato@luizpaivaconsultoria.com.br

Whatsapp: 11996519797

Linkedin: www.linkedin.com/in/luiz-fernando-paiva-gestaoempresarial-governanca-corporativa-interim-management

E não deixe de visitar o meu blog onde estarei sempre publicando matérias que podem ser de seu interesse, utilizando para isso o link: https://luizpaivaconsultoria.com.br/blog/

Relacionados

ESTAGNAÇÃO EMPRESARIAL: COMO IDENTIFICAR SINTOMAS INVISÍVEIS ANTES QUE SEJA TARDE

QUANDO A ECONOMIA AMERICANA PEGA UMA GRIPE, O MUNDO PEGA PNEUMONIA. E A SUA EMPRESA, ESTÁ PREPARADA?

QUEM SOMOS E O QUE PROPORCIONAMOS AOS NOSSOS CLIENTES

NOSSOS SERVIÇOS CONSULTIVOS