A BHS será a única empresa a operar simultaneamente helicópteros pesados, médios e levas para a Petrobrás, sendo que os helicópteros leves seriam utilizados nas plataformas offshore de petróleo localizados no Nordeste, que ficam bem mais próximas da costa do que as existentes na Bacia de Campos.
Na ocasião havia vencido licitação feito sob minha gestão e utilizando um novo modelo informatizado para o cálculo de preços a serem propostos, que possibilitava utilizar todos os parâmetros contidos no respectivo Edital de Licitação, bem como os fornecidos pelo fabricante.
Esse novo modelo informatizado constituía uma ferramenta fundamental para fundamentar um Modelo de Negócio baseado na contratação firme de preço para uma duração contratual de 10 anos.
Outra alternativa seria utilizar os helicópteros MACDONNEL DOUGLAS MD 902, de modo pioneiro no Brasil sendo que essas aeronaves possuíam uma grande inovação, pois não usavam um rotor de cauda para estabilização (um dos pontos mais críticos de qualquer helicóptero), utilizando para isso jatos de ar gerados pelas suas turbinas, o sistema antitorque NOTAR, tal como pode ser observado na imagem abaixo:
Outra muito importante utilização dessas aeronaves, que permitem receber blindagem ( o que não pode ser feitos nos helicópteros Eurocopter AS 350 (Esquilo), utilizados largamente para essa finalidade no Brasil), seria o seu emprego nas diferentes Forças Policiais do Brasil, para o que eu me encontrava em tratativas avançadas.
Eu me encontrava em tratativas avançadas para obter a representação comercial dessas aeronaves no Brasil, inclusive para a sua utilização em operações aeromédicas de emergência, tendo em vista a eliminação do risco de colisão do rotor de cauda.
A foto abaixo ilustra a configuração blindada e armada utilizada por várias Forças Policiais e Armadas de vários países, tal como Guarda Costeira dos EUA, bem como nas Polícias da Inglaterra, Bélgica e outros países.
Fiz um voo espetacular de demonstração, com o helicóptero operado do pelo Piloto Chefe da MD (veterano da guerra do Vietnam), sobre o Grand Canyon, quando acompanhamos, em baixa altitude e alta velocidade, as incríveis manobras que estavam sendo realizadas por uma lancha rápida movida à jato, tendo a cauda chegado a ficar abaixo da linha d’água, sem comprometer a segurança de voo! Uma experiência absolutamente inesquecível!