ACERVO DE REALIZAÇÕES

SETOR DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO

GRUPO AGIS

CONTEXTO DO PROJETO

 

Fui contratado pelo acionista controlador do Grupo AGIS, profissional com quem já havia colaborado anteriormente no SINDUSCON-SP (quando presidido por ele) e no Grupo CONSTRUCAP, onde também atuava como acionista e diretor.

Após uma cisão societária na Construcap, ele passou a deter expressiva liquidez e o controle da tradicional Construtora Ferreira Guedes, reconhecida por seu histórico de grandes obras de infraestrutura (portos, ferrovias, rodovias e empreendimentos complexos).

O novo Grupo AGIS vinha crescendo rapidamente e, ao alcançar um faturamento anual da ordem de R$ 1 bilhão, contratara obras emblemáticas — como o trecho final da transposição do Rio São Francisco até Fortaleza e a construção do novo aeroporto de Florianópolis.

Diante do porte e da dispersão operacional, o acionista decidiu reposicionar a gestão da empresa em direção a uma “EMPRESA 4.0”, identificando como prioridade a modernização da manutenção da frota pesada e leve, espalhada por mais de uma dezena de canteiros em vários estados.

TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO À FORTALEZA

CONSTRUÇÃO DO NOVO AEROPORTO DE FLORIANÓPOLIS

VLT PARA SÃO VICENTE

PARQUE DE ENERGIA SOLAR

ESTAÇÃO ANÁLIA FRANCO DA LINHA 2 DO METRÔ DE SP

RODOANEL NORTE EM SÃO PAULO

DESAFIO ESTRATÉGICO

 

O cenário diagnosticado incluía:

  • Taxas elevadas de indisponibilidade de equipamentos (média de 1,7 paradas trimestrais por unidade);

  • Frota híbrida (própria + locada) sem padronização;

  • Sistemas múltiplos — seis softwares não integrados, com permissões de “ADMIN” indiscriminadas e cadastros duplicados;

  • Terceirização da manutenção, que transferia riscos e custos críticos aos locadores;

  • Percepção cultural equivocada: manutenção vista como custo, não como fator estratégico de disponibilidade e rentabilidade.

DIFERENCIAL TÉCNICO APLICADO

 

Minha atuação baseou-se em mais de 35 anos de experiência executiva e consultiva e, em especial, nas práticas de manutenção preditiva que implementei com sucesso:

  • BHS Helicópteros (offshore Petrobras): criação de um sistema de manutenção baseado em vida útil por horas de voo, obtendo 100% de disponibilidade operacional contínua — única operadora a alcançar tal resultado.

  • Grupo Automotivo de Brasília (cinco concessionárias de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas): implantação dos Boxes Rápidos, conceito derivado da Curva de Pareto (80/20), para eliminar defeitos recorrentes e liberar especialistas para problemas complexos.

Essas experiências fundamentaram a metodologia aplicada ao Grupo AGIS.

METODOLOGIA DE TRABALHO

 

1 – Diagnóstico abrangente

  • Entrevistas com acionistas, diretores, gerentes, encarregados, operadores e fornecedores;

  • Levantamento de manuais, vidas úteis e procedimentos de manutenção;

  • Auditoria dos sistemas informatizados e das rotinas de suprimentos e almoxarifado;

  • Identificação de falhas de supervisão e de treinamento técnico.

2 – Análise e síntese executiva

  • Consolidação de percepções estratégicas e definição de KSIs (Key Strategic Issues) – questões-chave para decisão.

  • Formulação de propostas de solução integradas, com priorização de impacto operacional e financeiro.

QUESTÕES ESTRATÉGICAS-CHAVE (KSIs)

 
  • Domínio conceitual insuficiente sobre manutenção corretiva, preventiva e preditiva;
  • Custo total de manutenção: corretiva = mais cara (≈ 7× preditiva), preventiva = intermediária, preditiva = ótima relação custo/benefício;
  • Integração sistêmica necessária — criação do SISMAN – Sistema Integrado de Manutenção;
  • Treinamento e conscientização de gestores, supervisores e mecânicos;
  • KPIs de Manutenção (MAN) e PIs desdobrados para controle de disponibilidade, custo e performance;
  • Dashboard e Sala de Situação corporativa para acompanhamento em tempo real;
  • Governança de locação com SLA, penalidades e cálculo de receita cessante por indisponibilidade.
  •  

SOLUÇÃO PROPOSTA – SISMAN 4.0

 

Desenvolvi o conceito e a arquitetura do SISMAN, um sistema integrado de manutenção com os seguintes pilares:

  • Módulos de Componentes, Preventiva (MP), Oficina (OM), Cadastro Geral (CG) e Suprimentos;

  • Automação preditiva com geração automática de Ordens de Serviço a partir de sensores (IoT);

  • Política de Manutenção unificada e padronização de componentes;

  • Indicadores de MTBF, MTTR, Disponibilidade e Custo por hora de produção;

  • Governança de dados e perfis de acesso restritos;

  • Contratos “Power by the Hour” e estudos de engenharia econômica para decisão compra × aluguel;

  • Formação e certificação técnica baseadas em competências e carteira interna de habilitação.

PLANO DE IMPLANTAÇÃO

 
  1. Kick-off e governança (Comitê MAN e mapa de atores);

  2. Saneamento de dados e codificação única;

  3. Piloto em canteiros selecionados com ajustes progressivos;

  4. Roll-out por ondas regionais integrado ao ERP;

  5. Implantação de KPIs e Dashboard corporativo;

  6. Auditorias e certificação de adesão das equipes.

RESULTADOS ESPERADOS

 
  • +10 a 20 p.p. de disponibilidade média da frota;
  • −25 a −40 % de redução em manutenções corretivas em 12 meses;
  • −15 a −30 % de corte no custo total de manutenção;
  • Redução de estoques improdutivos e melhor logística de peças;
  • Aumento do EBITDA via recuperação de produção (“receita cessante evitada”).

BARREIRAS E CONTEXTO INTERNO

 

Apesar do elevado reconhecimento técnico, a implantação plena do SISMAN 4.0 não se concretizou por resistências políticas e culturais internas.
O presidente mantinha uma liderança personalista e aversão a sistemas informatizados, o que inibiu a adoção integral do modelo.

Mesmo assim, o material foi entregue em versão digital e impressa aos acionistas e diretores corporativos durante a pandemia, com forte repercussão positiva entre as áreas técnicas.

PROJETO REFERENCIAL – LEGADO E APLICABILIDADE

 

Apesar das limitações organizacionais que impediram a continuidade da implantação, considero este um dos meus melhores PROJETOS REFERENCIAIS.

Seus conceitos e instrumentos podem ser aplicados com pleno êxito em empresas de qualquer setor que dependam de frotas de equipamentos ou veículos operacionais, tais como construtoras, mineradoras, transportadoras, logísticas ou agronegócios.

O modelo SISMAN 4.0, as metodologias de manutenção preditiva, os painéis de indicadores e as rotinas de gestão integrada permanecem plenamente válidos e altamente eficazes para aumentar disponibilidade, segurança e rentabilidade operacional.

CONSTRUTORA AGIS 4.0 – VISÃO DE FUTURO 

 

Elaborei também o documento “Uma Antevisão da Construtora Agis como Organização 4.0”, detalhando o cenário de transformação digital plena:

  • Dois motores de crescimento: Motor 1 (negócios atuais) e Motor 2 (inovação).

  • Três frentes integradas:
    A) Comercial/Licitação/Execução – automação de propostas, planejamento integrado e controle on-line;
    B) Equipamentos & Veículos – SISMAN, IoT, SLA e engenharia econômica de ativos;
    C) Administrativo-Financeira – ERP pleno, simulação econômica e Relatório Gerencial Único.

  • Gestão de Pessoas 4.0: universidade corporativa, planos individuais de desenvolvimento e avaliações por competência.

  • Suprimentos e Jurídico: total automatização de fluxos, contratos “guarda-chuva” e interoperabilidade com sistemas externos.

ENTREGÁVEIS DO PROJETO 

 
  • Diagnóstico e Relatório Executivo de Manutenção;

  • Plano de Implantação do SISMAN 4.0;

  • Política Corporativa de Manutenção;

  • Matriz de SLAs e Contratos “Power by the Hour”;

  • Dashboard Corporativo de Manutenção e layout de Sala de Situação;

  • Documento de Visão Ferreira Guedes 4.0 (entregue aos acionistas).

TRANSIÇÃO GLOBALCONSULT – LUIZ PAIVA CONSULTORIA  

 
  • Este foi meu último projeto sob a marca GLOBALCONSULT.
    Após residir por dois anos e meio em Florianópolis, atuando no mercado financeiro internacional, retornei às consultorias com a criação da Luiz Paiva Consultoria.

    Hoje, com base em projetos como o do Grupo AGIS, estruturo o novo site e blog institucionais e retomo a divulgação de minha trajetória profissional no LinkedIn, visando ampliar a geração de valor e atrair novas parcerias consultivas.

APRENDIZADOS DO PROJETO 

 
  • Transformação 4.0 exige patrocínio executivo e governança;
  • Manutenção é vetor de rentabilidade em empresas de preço fechado;
  • Dados + KPIs + rotina de gestão geram disciplina operacional sustentável;
  • Cultura é o principal desafio para a adoção de modelos integrados de alto desempenho.
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Nota do Consultor
As experiências e aprendizados acumulados nos projetos deste setor foram fundamentais para a concepção do Corporate Mindset Program, uma trilha educacional avançada desenvolvida pela Luiz Paiva Consultoria para disseminar, em formato didático e aplicado, os princípios e práticas que se mostraram mais eficazes em contextos empresariais complexos.
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ASSINATURA CORPORATIVA 2

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