CONTEXTO DO PROJETO
Fui contratado pelo acionista controlador do Grupo AGIS, profissional com quem já havia colaborado anteriormente no SINDUSCON-SP (quando presidido por ele) e no Grupo CONSTRUCAP, onde também atuava como acionista e diretor.
Após uma cisão societária na Construcap, ele passou a deter expressiva liquidez e o controle da tradicional Construtora Ferreira Guedes, reconhecida por seu histórico de grandes obras de infraestrutura (portos, ferrovias, rodovias e empreendimentos complexos).
O novo Grupo AGIS vinha crescendo rapidamente e, ao alcançar um faturamento anual da ordem de R$ 1 bilhão, contratara obras emblemáticas — como o trecho final da transposição do Rio São Francisco até Fortaleza e a construção do novo aeroporto de Florianópolis.
Diante do porte e da dispersão operacional, o acionista decidiu reposicionar a gestão da empresa em direção a uma “EMPRESA 4.0”, identificando como prioridade a modernização da manutenção da frota pesada e leve, espalhada por mais de uma dezena de canteiros em vários estados.
DESAFIO ESTRATÉGICO
O cenário diagnosticado incluía:
Taxas elevadas de indisponibilidade de equipamentos (média de 1,7 paradas trimestrais por unidade);
Frota híbrida (própria + locada) sem padronização;
Sistemas múltiplos — seis softwares não integrados, com permissões de “ADMIN” indiscriminadas e cadastros duplicados;
Terceirização da manutenção, que transferia riscos e custos críticos aos locadores;
Percepção cultural equivocada: manutenção vista como custo, não como fator estratégico de disponibilidade e rentabilidade.
DIFERENCIAL TÉCNICO APLICADO
Minha atuação baseou-se em mais de 35 anos de experiência executiva e consultiva e, em especial, nas práticas de manutenção preditiva que implementei com sucesso:
BHS Helicópteros (offshore Petrobras): criação de um sistema de manutenção baseado em vida útil por horas de voo, obtendo 100% de disponibilidade operacional contínua — única operadora a alcançar tal resultado.
Grupo Automotivo de Brasília (cinco concessionárias de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas): implantação dos Boxes Rápidos, conceito derivado da Curva de Pareto (80/20), para eliminar defeitos recorrentes e liberar especialistas para problemas complexos.
Essas experiências fundamentaram a metodologia aplicada ao Grupo AGIS.
METODOLOGIA DE TRABALHO
1 – Diagnóstico abrangente
Entrevistas com acionistas, diretores, gerentes, encarregados, operadores e fornecedores;
Levantamento de manuais, vidas úteis e procedimentos de manutenção;
Auditoria dos sistemas informatizados e das rotinas de suprimentos e almoxarifado;
Identificação de falhas de supervisão e de treinamento técnico.
2 – Análise e síntese executiva
Consolidação de percepções estratégicas e definição de KSIs (Key Strategic Issues) – questões-chave para decisão.
Formulação de propostas de solução integradas, com priorização de impacto operacional e financeiro.
QUESTÕES ESTRATÉGICAS-CHAVE (KSIs)
SOLUÇÃO PROPOSTA – SISMAN 4.0
Desenvolvi o conceito e a arquitetura do SISMAN, um sistema integrado de manutenção com os seguintes pilares:
Módulos de Componentes, Preventiva (MP), Oficina (OM), Cadastro Geral (CG) e Suprimentos;
Automação preditiva com geração automática de Ordens de Serviço a partir de sensores (IoT);
Política de Manutenção unificada e padronização de componentes;
Indicadores de MTBF, MTTR, Disponibilidade e Custo por hora de produção;
Governança de dados e perfis de acesso restritos;
Contratos “Power by the Hour” e estudos de engenharia econômica para decisão compra × aluguel;
Formação e certificação técnica baseadas em competências e carteira interna de habilitação.
PLANO DE IMPLANTAÇÃO
Kick-off e governança (Comitê MAN e mapa de atores);
Saneamento de dados e codificação única;
Piloto em canteiros selecionados com ajustes progressivos;
Roll-out por ondas regionais integrado ao ERP;
Implantação de KPIs e Dashboard corporativo;
Auditorias e certificação de adesão das equipes.
RESULTADOS ESPERADOS
BARREIRAS E CONTEXTO INTERNO
Apesar do elevado reconhecimento técnico, a implantação plena do SISMAN 4.0 não se concretizou por resistências políticas e culturais internas.
O presidente mantinha uma liderança personalista e aversão a sistemas informatizados, o que inibiu a adoção integral do modelo.
Mesmo assim, o material foi entregue em versão digital e impressa aos acionistas e diretores corporativos durante a pandemia, com forte repercussão positiva entre as áreas técnicas.
PROJETO REFERENCIAL – LEGADO E APLICABILIDADE
Apesar das limitações organizacionais que impediram a continuidade da implantação, considero este um dos meus melhores PROJETOS REFERENCIAIS.
Seus conceitos e instrumentos podem ser aplicados com pleno êxito em empresas de qualquer setor que dependam de frotas de equipamentos ou veículos operacionais, tais como construtoras, mineradoras, transportadoras, logísticas ou agronegócios.
O modelo SISMAN 4.0, as metodologias de manutenção preditiva, os painéis de indicadores e as rotinas de gestão integrada permanecem plenamente válidos e altamente eficazes para aumentar disponibilidade, segurança e rentabilidade operacional.
CONSTRUTORA AGIS 4.0 – VISÃO DE FUTURO
Elaborei também o documento “Uma Antevisão da Construtora Agis como Organização 4.0”, detalhando o cenário de transformação digital plena:
Dois motores de crescimento: Motor 1 (negócios atuais) e Motor 2 (inovação).
Três frentes integradas:
A) Comercial/Licitação/Execução – automação de propostas, planejamento integrado e controle on-line;
B) Equipamentos & Veículos – SISMAN, IoT, SLA e engenharia econômica de ativos;
C) Administrativo-Financeira – ERP pleno, simulação econômica e Relatório Gerencial Único.
Gestão de Pessoas 4.0: universidade corporativa, planos individuais de desenvolvimento e avaliações por competência.
Suprimentos e Jurídico: total automatização de fluxos, contratos “guarda-chuva” e interoperabilidade com sistemas externos.
ENTREGÁVEIS DO PROJETO
Diagnóstico e Relatório Executivo de Manutenção;
Plano de Implantação do SISMAN 4.0;
Política Corporativa de Manutenção;
Matriz de SLAs e Contratos “Power by the Hour”;
Dashboard Corporativo de Manutenção e layout de Sala de Situação;
Documento de Visão Ferreira Guedes 4.0 (entregue aos acionistas).
TRANSIÇÃO GLOBALCONSULT – LUIZ PAIVA CONSULTORIA
Este foi meu último projeto sob a marca GLOBALCONSULT.
Após residir por dois anos e meio em Florianópolis, atuando no mercado financeiro internacional, retornei às consultorias com a criação da Luiz Paiva Consultoria.
Hoje, com base em projetos como o do Grupo AGIS, estruturo o novo site e blog institucionais e retomo a divulgação de minha trajetória profissional no LinkedIn, visando ampliar a geração de valor e atrair novas parcerias consultivas.
APRENDIZADOS DO PROJETO
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