Objetivando tanto manter o volume de receitas decorrentes das operações com a Petrobrás, ao mesmo tempo reduzir gradativamente a concentração junto a esse cliente, foi elaborado o planejamento, que se encontrava em intensa execução, para constituir o GRUPO EMPRESARIAL BHS, diversificado de modo concêntrico em relação às suas capacitações básicas, tendo como EMPRESA HOLDING a própria BHS, a ser efetivado pelo seguinte conjunto de projetos:
Apresentamos a seguir uma ilustração de cada um desses projetos:
Objetivando assegurar um nível elevado de receitas e de porte e relevância econômica, para a empresa, estive sempre buscando ampliar as operações com a PETROBRÁS, usufruindo da condição excepcional de relacionamento institucional que foi alcançada, que fez com que a BHS passasse a ser considerada como referência da contratante (benchmark), em função de:
Usufruindo de ter adequado suas aeronaves para o pleno atendimento das exigências internacionais de segurança de voo estabelecidas pela SHELL e adotadas como referência pelas demais operadoras de Setor de Óleo &Gás, a BHS já era a empresa que mais voava para essas empresas internacionais, que adotavam preços internacionais por hora de voo superiores dos praticados pela Petrobrás, estava realizando um crescimento gradativo do número de aeronaves dedicadas exclusivamente a esses serviços.
Operações em execução, tendo sido realizados serviços para o Presidente Mundial da GE durante a sua estado no Brasil, cuja qualidade originou a indicação da BHS para receber o Platinum Safety Award, única operadora da América Latina a ser agraciada por esse prêmio, conferido pela Helicopter association International (HAI), dai decorrer o objetivo de constituir a empresa BHS VIP FLYING SERVICES.
Operações em execução, sendo a BHS a única operadora a prestar esses serviços para a Petrobrás nessa ocasião na Bacia de Campos, estando sendo estendidos gradativamente para as demais operadoras de óleo&gás e, subsequentemente, para atender aos grandes hospitais de São Paulo e outras regiões do Brasil.
A vocação da empresa para a prestação desses serviços decorre da formação em medicina pediátrica de seu Principal Acionista, que desenvolveu brilhante carreira nesta especialidade no Hospital das Clínicas, na cidade de São Paulo, antes de se dedicar à operação de helicópteros, daí decorrer o objetivo de constituir a empresa BHS MEDIC FLY SERVICES.
O Principal Acionista da BHS utilizou os seus amplos conhecimentos em medicina para desenvolver a UTI MACA ULTRA, unidade autônoma em energia e dispondo de todos os equipamentos existentes em uma Sala de UTI para a preservação da vida, tornando um helicóptero em que fosse instalada em uma efetiva aeronave UTI.
Na ocasião dos serviços consultivos esse projeto se encontrava em fase de homologação junto às autoridades aeronáuticas, findo o que seria constituída a empresa BHS UTI MACA ULTRA PRODUCTS.
Tendo sido alcançada excelência nos serviços de manutenção preditiva realizada em sua frota de helicópteros, atestado pelo recebimento do PLATINUM SAFETY AWARD, esses passaram a ser integralmente realizados à noite, viabilizada pela instalação de luminárias especiais, de modo a se ter disponibilidade de 100% para suas operações.
Diante disso foi iniciada a prestação desses serviços para outras operadoras no período diurno, o que se mostrou ser um serviço muito rentável, daí decorrer o objetivo de constituir uma empresa para a expansão desses serviços em vários outros centros de operações, a BHS MAINTENACE SERVICES.
Um dos principais ensinamentos que obtive ao fazer um excelente curso promovido pela consultoria aeronáutica referencial norte americana Conklin&De Decker está expressa nesta frase: “Helicopter Operation means parts, parts and parts!”
Nesse sentido, uma das principais dificuldades enfrentadas por operadoras de helicópteros no Brasil é a dificuldade para a obtenção de peças e componentes para uma substituição urgente e não programada, que enfrentam acentuada morosidade para serem liberadas, daí decorrer o objetivo da constituição de uma empresa dedicada a manter um estoque de desses itens liberados alfandegariamente, a ser denominada de BHS BONDED WAREHOUSE.
As operadoras e proprietários de helicópteros que custam muitos milhões de dólares sabem das dificuldades que enfrentam para conseguirem hangarar adequadamente suas aeronaves, que ocupam bastante espaço devido às dimensões de suas pás, e que colocam em risco de provocar o seu capotamento em situações de ventos muito fortes quando ficam ao relento.
Devido à elevada rentabilidade da locação de espaços hangarados para helicópteros decorre o objetivo de conatituir a empresa BHS SECURE HANGARAGE SERVICES, para o que já haviam sido alugados 3 hangares no aeroporto do Campo de Marte.
As enormes distâncias que precisam ser percorridas em deslocamentos de passageiros entre os vários centros de atividades econômicas no Brasil, exigem uma utilização intensiva de aeronaves de asa fixa para voos regionais, bem como a próxima entrada no mercado das aeronaves denominadas de e-VTOL( Electric Vertical and Landing).
Essas percepções, aliadas à substancial experiência na gestão de aeronaves de asa rotativa (helicópteros) que pode ser perfeitamente utilizada em seus aspectos gerenciais para aeronaves de asa fixa (aviões), levaram ao estabelecimento do objetivo de constituir uma empresa a ser denominada de BHS AVIATION AND EVTOL SERVICES.
Como coroamento dos serviços consultivos, foi planejada a construção e operação de um SERVE CENTER, destinado a abrigar, em um único local todos os serviços relacionados com helicópteros, tais como a aquisição ou leasing de aeronaves, contratação de seguros, bem como serviços de manutenção e hangaragem.
Para isso seria criada a empresa BHS INTERNATIONAL SERVICE CENTER, que teria o potencial de se tornar a maior instalação dessa natureza no mundo.