ACERVO DE REALIZAÇÕES

INSTITUIÇÃO CLIENTE CLIENTE: FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (FIRJAN)

PROJETO REALIZADO: ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM POLO AGROINDUSTRIAL PARA A REGIÃO NORTE FLUMINENSE

A minha contratação foi realizada pelo Dr. Eliezer Batista, representando a FIRJAN e pelo Dr. Raphael de Almeida Magalhães, representando o Governo Federal, objetivando a realização de um ESTUDO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARA A REGIÃO NORTE FLUMINENSE, a menos desenvolvida do Estado do Rio de Janeiro.  

REGIÃO NORTE FLUMINENSE

BARRA DO FURADO

Os trabalhos foram realizados em parceria com a empresa CAMPO, ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que designou um profissional para atuar com a Consultoria, a quem coube a coordenação do projeto.

Em sua fase inicial foram analisadas várias alternativas, tais como a produção de grãos, pecuária intensiva e outras, em uma região onde ainda predominava a cultura da cana de açúcar, com reduzido nível de produtividade, devido tanto à acentuado déficit hídrico e obsolescência das usinas de açúcar e alcool.

Dessa  análise resultou a seleção de um POLO AGROINDUSTRIAL, possuindo 3 dimensões, ou seja:

  • empresas agrícolas que seriam dedicadas à fruticultura irrigada de precisão por gotejamento, para as quais foi definido um Modelo de Gestão, a ser adotado obrigatório para o acesso à linha de financiamento concedida pelo BNDES, denominada Nordeste Competitivo, tendo em vista que várias micro regiões apresentavam condições econômicas e sociais comparáveis à regiões extremamente pobres do Nordeste;
  • processamento industrial das frutas que não possuíssem características para consumo in natura;
  • comercialização da produção direcionada basicamente para o mercado internacional e secundariamente para o mercado interno. 

Essa estruturação piramidal permitiria: 

  • geração de valor cerca 500 vezes maior do que a originada da produção e processamento de cana de açúcar (US$ 4 bilhões contra US$ 80 milhões anuais);
  • aproveitamento integral de toda a mão de obra agrícola, propiciando condições de salubridade e de remuneração muito melhores do que as possibilitadas pela cultura da cana;
  • aproveitamento integral da extensa rede de canais existente ao redor da cidade de Campos, construída na década de 1930, objetivando sanear um grave problema de malária que grassava nessa região;
  • aproveitamento dos leitos secos de vários rios da região, através da extração de fluxos de água subterrâneas remanescentes, com melhorias substanciais na restauração de áreas profundamente degradadas ambientalmente. 

Os trabalhos realizados envolveram: 

  • o planejamento para o pleno aproveitamento do  sistema hidráulico completo existente na região, que se inicia com a captação de água no rio Paraíba do Sul, a sua distribuição por gravidade pela extensa rede de canais ao redor da cidade de CAMPOS DOS GOYTACAZES, faz a sua regulação de fluxo usando a Lagoa Feia associada à comportas reguláveis próximas da Barra do Rio Furado, onde as águas desaguam no Oceano Atlântico;
  • o mapeamento de diferentes micro regiões que possuíam condições  edafoclimáticas para participarem do projeto;
  • o planejamento de sistemas avançados de irrigação de precisão por gotejamento, utilizando água tanto da rede de canais, como a que seria extraída de rios subterrâneos remanescentes de leitos secos;
  • a seleção das variedades de fruticulturas mais adequadas, dentre as quais se destacavam a produção de maracujá e de abacaxi.   
  • a definição de um Modelo de Gestão, desenvolvido pela Consultoria, a ser utilizado necessariamente por  EMPRESAS AGRÍCOLAS, como condição para a obtenção de financiamentos originados do BNDES para a sua implantação, através de sua linha de financiamento denominada de NORDESTE COMPETITIVO, a mais barata de todas, tendo em vista que as condições econômicas e sociais existentes em muito se assemelhavam à regiões muito pobres daquela região. 
  • a utilização de uma camada intermediária de empresas de packing houses para armazenagem e preparação das frutas para comercialização, bem como de empresas industriais, destinadas ao processamento industrial das frutas que não tivessem condições para serem comercializadas para consumo de mesa. 

PACKING HOUSES E INDÚSTRIAS DE PROCESSAMENTO DE FRUTAS

  • uma camada superior constituída por uma empresa de  trading, que seria designada de “POMAR DOS GOYTACAZES”, objetivando realizar a comercialização de toda a produção, especialmente para exportações, bem como para o mercado nacional, assim como para atuar como uma empresa holding desse conjunto de empresas organizadas em rede, pois todos os empresários que a a ela aderissem passariam a ser acionistas de todo o complexo empresarial. 

HOLDING TRADING POMAR DOS GOYTACAZES

As conclusões desses extensos trabalhos foram consolidadas em dois volumes, tendo sido formalmente aprovadas integralmente pela Diretoria da FIRJAN, bem como apresentadas ao então Presidente da Republica, Fernando Henrique Cardoso, que decidiu incluí-lo no seu programa de governo AVANÇA BRASIL, possuindo a estrutura de conteúdo apresentada abaixo: 

estrutura do conteúdo do projeto

VOLUME I – CONCLUSÕES DO ESTUDO DE VIABILIDADE

1. APRESENTAÇÃO
2. ANÁLISE DO CONTEXTO ESTRATÉGICO DA REGIÃO NORTE FLUMINENSE
3. FOCALIZAÇÃO NA FRUTICULTURA IRRIGADA E AGROINDÚSTRIA ASSOCIADA
4. FATORES-CHAVE DE SUCESSO PARA O PROJETO
5. ESTRATÉGIA CENTRAL DE DIRECIONAMENTO PARA O POLO AGROINDUSTRIAL
6. POTENCIALIDADE DOS MERCADOS DE FRUTAS
7. DIMENSIONAMENTO ECONÔMICO E VIABILIDADE DO POLO AGROINDUSTRIAL
8. MICRORREGIÕES SELECIONADAS PARA O INÍCIO DA IMPLANTAÇÃO DO POLO AGROINDUSTRIAL
9. VIABILIDADE ECONÔMICA DOS INVESTIMENTOS NAS MICRORREGIÕES SELECIONADAS
10. POTENCIALIDADE DE OUTRAS MICRORREGIÕES
11. MODELO EMPRESARIAL PARA O POLO AGROINDUSTRIAL
12. MARKETING INSTITUCIONAL
13. CAPACITAÇÃO TÉCNICA E GERENCIAL
14. LINHAS DE FINANCIAMENTO
15. DIRETRIZES ESTRATÉGICAS PARA IMPLANTAÇÃO
16. CRONOGRAMA MESTRE DE IMPLANTAÇÃO
17. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

VOLUME II – ANEXOS TÉCNICOS – DETALHAMENTO DOS ESTUDOS DE VIABILIDADE ECONÔMICA

1. VIABILIDADE ECONÔMICA DE OBRAS COLETIVAS DE IRRIGAÇÃO PARA FRUTICULTURA
2. VIABILIDADE ECONÔMICA DE OBRAS COLETIVAS DE IRREIGAÇÃO PARA FRUTICULTURA
3. VIABILIDADE ECONÔMICA DE MÓDULOS DE FRUTICULTURA IRRIGADA(PRODECER E NORDESTE COMPETITIVO)
4. VIABILIDADE ECONÔMICA DAS OBRAS COLETIVAS NAS MICRORREGIÕES SELECIONADAS
5. VIABILIDADE ECONÔMICA DO POLO AGROINDUSTRIAL COMO UM TODO


ANEXOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS

1. DETALHAMENTO DOS ESTUDOS DE VIABILIDADE ECONÔMICA
2. DESCRIÇÃO DOS MÉTODOS DE IRRIGAÇÃO APLICÁVEIS À REGIÃO
3. DESDOBRAMENTOS AGROINDUSTRIAIS DAS PRINCIPAIS FRUTAS
4. MAPA DAS POTENCIALIDADES EDAFOCLIMÁTICAS DAS TERRAS DA REGIÃO NORTE FLUMINENSE

 

ASSINATURA CORPORATIVA 2