Contexto Existente Quando Da Contratação
A minha contratação como Presidente Executivo da BHS teve como objetivo conduzir um processo de Recuperação Acelerada (Turnaround), diante da grave crise enfrentada pela empresa. No período imediatamente anterior, a BHS – prestadora de serviços de transporte de passageiros, cargas e aeromédicos para a Petrobrás na Bacia de Campos – havia registrado dois acidentes fatais em apenas 11 meses, o que comprometeu a sua sustentabilidade operacional e a confiança de seu então único cliente.
Diagnóstico Inicial
Contratado por dois conselheiros (advogados), realizei uma diagnose abrangente com entrevistas a acionistas, conselheiros, diretores, gerentes, pilotos e mecânicos (Sede SP, Bases Macaé e Farol de São Tomé).
Principais achados críticos:
Entre os problemas identificados, destacavam-se:
Presidência exercida por herdeira sem experiência de gestão, filha do acionista controlador.
Acionistas e dirigentes ausentes das operações, restritos a São Paulo, delegando integralmente a gestão operacional a um Diretor de Operações – piloto sem experiência gerencial, de postura truculenta.
Cultura de pressão indevida sobre pilotos, inclusive com insultos por abortar voos diante de falhas críticas.
Risco extremo ignorado: priorização de horas voadas remuneradas (sobre as quais o diretor era comissionado) em detrimento da segurança de voo.
Fraudes contratuais contra a Petrobrás: manipulação da remuneração variável dos pilotos, inflando horas voadas para cooptar apoio interno.
O ponto crítico desse diagnóstico foi uma reunião na sede da Petrobrás, na Bacia de Campos, onde sua Diretoria deixou claro que não toleraria a continuidade do estado de coisas vigente na BHS, que, se não revertido, conduziria inevitavelmente a um terceiro acidente.Esses fatores confirmaram as suspeitas da Petrobrás, de que um novo acidente era iminente.
Ações Estratégicas Imediatas
- Estrutura de comando enxuta: extingui a Diretoria de Operações e assumi diretamente Operações, Manutenção, Segurança de Voo, Suprimentos, Finanças e Gestão de Pessoas.
- Fôlego financeiro: com dois helicópteros em Macaé canibalizados (em leasing), estruturei um FIDC (Banco Modal) para antecipar uma parte de US$ 170 milhões de recebíveis Petrobras.
- Frota 100% Operacional: com uma parcela desses recursos viabilizei a realização de programa de recuperação e disponibilidade integral das aeronaves.
- Fundo de Liquidez: com o restante desses recursos criei um fundo gerencial que possibilitou a estabilização das disponibilidades de Caixa que eram mantidas aplicadas em ativos financeiro de liquidez imediata, com consequente melhoria substancial dos Índices de Liquidez de Curto Prazo.
Formação de um Quadrilátero-Chave de Gestão (estrutura muito estável) constituía por:
- Presidente Executivo – muito experiente na condução de processos de Recuperação Acelerada (Turnaround)
Gerente de Manutenção e Suprimentos (engenheiro aeronáutico, referência nacional em manutenção de helicópteros – ex DAC/ANAC)
Oficial de Segurança de Voo (ex-TAM) — forte cultura israelense em cultura de segurança de voo e disciplina em cabine de comando (CRM)
Piloto-chefe promovido por sua capacidade natural de liderança sobre os demais pilotos por forte disciplina operacional.
Principais Resultados (3 anos e 2 meses de gestão)
Durante meu mandato, foram alcançados resultados altamente transformadores, tais como:
Plano de Turnaround apresentado à Petrobras com seus , 12 objetivos estratégicos 100% atingidos (governança, pessoas, processos, imagem, segurança, tecnologia e finanças).
- Qualidade & Risco & Compliance:
- DQS ( Certificadora Aeronáutica alemã) – ISO 9001:2000 sem nenhuma não conformidade.
- WYVERN CONSULTING (Certificadora Internacional de segurança do Voo) – sem nenhuma não conformidade
- DAN&BRANDSTREET – Risco & Rating: D&B – Risco LOW (95/100) e Ranking GOOD.
- Prêmio Internacional de Segurança de Voo
- Helicopter Association International (HAI) – Platinum Safety Award – Prêmio Internacional concedido bianualmente para as operadoras de helicópteros que mais se destacaram em segurança de voo.
Desempenho & Gestão:
Modelo de Gestão por Margem de Contribuição (ABC Costing) — cada aeronave como Centro de Resultado que voa.
Sala de Situação com KPIs, georreferenciamento e telemetria.
- Tecnologia & Frota: incorporação de 2 Sikorsky S-76C++ e recuperação integral da frota.
- Tecnologia de Manutenção preditiva: 100% de disponibilidade da frota, única operadora com esse padrão.
- Infraestrutura: reforma integral da Base Macaé;
- Comunicação & Branding
- folder corporativo com projeto gráfico premiado.
- padronização visual de aeronaves e viaturas derivada do mesmo projeto gráfico;
- criação de jornal interno, incluindo canal de “Fale com o Presidente”.
- Financiamento internacional: obtenção de leasing operacional de 2 Sikorskys S-76C++ (US$ 34 mihões) viabilizado por banco de investimentos nos EUA.
- Contratação de Joint Venture com a Canadian Helicopter Corporation (CHC) elevando a disponibilidade de frota com 34 aeronaves.
- Diversificação concêntrica visando a constituição do Grupo Empresarial BHS:
- BHS Maintenance Helicopter Services – projeto de empresa para manutenção de helicópteros para terceiros – start up realizado
- BHS Custom Supply Parts for Helicopters – projeto em andamento, na ocasião.
- BHS Hangar for Helicopters – projeto em andamento na ocasião
- BHS Stretcher Ultra – maca autosuficiente em energia e equipada com todos os equipamentos de uma UTI, para ser instalada em diferentes modelos de helicópteros
- BHS Helicopter Service Center – projeto para a implantação de um centro integrado ( do tipo “one stop shop”)para a disponibilização de todos os serviços relacionados com helicópteros em um único local.
- BHS Advanced Center for Helicopter’s Pilots Training With Flight Simulators – projeto para aquisição das antigas instalações do antigo Centro de Treinamento de Operações Aéreas da VARIG (VARIG Flight Training Center).
- Resultado societário: venda estratégica à CHC, com pleno reconhecimento e bônus.
Encerramento da Gestão contratada
- Gestão Contratada concluída com êxito: a proposta de aquisição pela CHC foi aceita pelos acionistas — turnaround foi encerrado com pleno reconhecimento de sua eficácia e concessão de bônus de sucesso substancial.