
O crescimento e a prosperidade consistente de uma empresa ou instituição depende crucialmente de que um complexo de medidas gerenciais seja realizada de modo planejado, tempestivo, concatenado e harmônico, o que está longe de constituir uma tarefa trivial!
Para que essas medidas possam ser bem definidas e implementadas, indo desde as deliberações de nível estratégico, relacionadas com o direcionamento fundamental da organização, que, por sua vez precisam ser refletidas em nível tático, onde são estabelecidos os meios necessários para que essas deliberações possam ser implementadas e que devem ser detalhadas a nível operacional, para que essas decisões possam ser efetivadas, recomendamos a estruturação de um ELENCO ARTICULADO DE PLANOS EMPRESARIAIS tal como a ilustrada abaixo, cujas características deverão ser ajustadas às peculiaridades de cada organização, em especial no que diz respeito aos conteúdo dos “OUTROS PLANOS”:

Como pode ser observado, a fundamentação de um PLANO DE NEGÓCIO deve ser buscada através da realização de um PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, cujas definições são refletidas em um formato típico desse instrumento gerencial de importância fundamental.
A rigor, um PLANO DE NEGÓCIO deve ser considerado como sendo um “instrumento vivo“, de modo que seja continuamente atualizado com fatos novos ou novas deliberações que se tornaram necessárias em função das contínuas evoluções que usualmente ocorrem no contexto onde atue a organização.
Outro aspecto fundamental consiste que o PLANO DE NEGÓCIO deve ser utilizado como o principal instrumento de comunicação entre um CONSEHO DE ADMINISTRAÇÃO e um DIRETORIA EXECUTIVA, cujo conteúdo deve ser ‘contratado”, após um processo interativo de negociações que devem ser realizadas entre esses dois fóruns.
Consideramos esse assunto tão importante, que estruturamos um curso específico a esse respeito, que integra o nosso CORPORATE MINDSET PROGRAM, tal como ilustrado no diagrama abaixo apresentado:

O conteúdo desse curso cobre os seguintes tópicos:
PARTE 1:
• OS ASPECTOS-CHAVE DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
• A CARACTERIZAÇÃO DO TERMO ESTRATÉGICO
• AS PRINCIPAIS QUESTÕES QUE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEVE SER CAPAZ DE RESPONDER
• UM PROCESSO DE PLANEJAMENTO CORPORATIVO
• QUESTÕES ESTRATÉGICAS CRÍTICAS
• PLANEJAMENTO DE UM PORTFÓLIO DE NEGÓCIOS OU DE PRODUTOS/SERVIÇOS
• CARACTERÍSTICAS TÍPICAS DOS ESTÁGIOS DO CICLO DE VIDA DE UM NEGÓCIO OU PRODUTO / SERVIÇO
• POSICIONAMENTO DE UM NEGÓCIO EM RELAÇÃO AO SEU CICLO DE VIDA
• ESTILOS DE DIREÇÃO X CICLO DE VIDA
• A IMPORTÂNCIA DA RENOVAÇÃO SISTEMÁTICA DO PORTFÓLIO DE PRODUTOS/SERVIÇOS
PARTE 2:
• A OTIMIZAÇÃO DO PORTFÓLIO DE NEGÓCIOS OU DE PRODUTOS / SERVIÇOS
• ANÁLISE DO AMBIENTE NEGOCIAL
• A POSIÇÃO COMPETITIVA DE UM NEGÓCIO OU PRODUTO / SERVIÇO
• O PERFIL DO POSICIONAMENTO COMPETITIVO DE UM PORTFOLIO DE PRODUTOS / SERVIÇOS
• IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIO DE AMADURECIMENTO DE UM RAMO DE NEGÓCIO
• EXEMPLO DE UM CASO REAL DE IDENTIFICAÇÃO DE UM POSICIONAMENTO COMPETITIVO
• MATRIZ DE POSICIONAMENTO COMPETITIVO DO RAMO DE NEGÓCIO ILUSTRADO
• ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS PARA AS EMPRESAS CONCORRENTES
• SELEÇÃO DE ESTRATÉGIAS NATURAIS PARA DIFERENTES PRODUTOS / SERVIÇOS
• EXEMPLO DE CARACTERIZAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA NEGOCIAL
• PLANEJANDO O REPOSICIONAMENTO DE UM PORTFÓLIO DE PRODUTOS / SERVIÇOS
• INTEGRANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AO TÁTICO E OPERACIONAL
• ESTABELECENDO UM DIÁLOGO ESTRUTURADO ENTRE O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E A DIRETORIA EXECUTIVA
• UM ELENCO ABRANGENTE DE DIRETRIZES CORPORATIVAS
• COMPOSIÇÃO TÍPICA DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
• ESTRUTURANDO A PARTICIPAÇÃO DO CORPO DIRETIVO E GERENCIAL NA FORMULAÇÃO DO PLANEJAMANTO
• A EFETIVAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO O PRINCIPAL ELO DE LIGAÇÃO ENTRE O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E A DIRETORIA EXECUTIVA
• LEITURAS RECOMENDADAS
Para saber como se matricular nesse CURSO, basta visitar o nosso blog MUNDO EMPRESARIAL e selecionar o post de título: UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM GESTÃO EMPRESARIAL E GOVERNANÇA CORPORATIVA EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – CORPORATE MINDSET PROGRAM, utilizando este link: https://luizpaivaconsultoria.com.br/blog/
Para entrar em contato comigo para que possamos trocar ideias a respeito desse SERVIÇO CONSULTIVO, utilize os seguintes canais:
E-mail: contato@luizpaivaconsultoria.com.br
Whatsapp: 11996519797
Linkedin: www.linkedin.com/in/luiz-fernando-paiva-gestaoempresarial-governanca-corporativa-interim-management
Luiz Fernando Paiva
Para enviar a sua solicitação de contato, por gentileza, preencha o formulário abaixo: